Ajuda, Auto-ajuda, Fé, Foco no Bem, Motivação, Recuperação, Relato, Viver o Bem, Superação, Vivência, Vida, Vontade de Fazer o Certo, A Hora é Agora! Vença a Ansiedade e a Depressão!

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Será que estou doente?

Será que eu estou doente? 

Como eu descobri que sofro de ansiedade e depressão.

Farei neste pequeno texto, um breve relato de como descobri que estava doente, como cheguei ao fundo do poço e saí dele algumas vezes nesses quase 40 anos de vida.
Na verdade os meus problemas com a ansiedade e a depressão começaram na minha infância, mas esse será o tema de uma próxima publicação.

Quando a vida começou a dar errado? 

Os sintomas geralmente aparecem na fase adulta, quando temos e assumimos algumas responsabilidades, elas podem ser referentes ao trabalho, a faculdade, a família, a relacionamentos, a sociedade ou tudo junto.
Para mim, tudo começou com um "dia triste", ou um "dia ruim", mas normalmente esses dias passavam e tudo voltava ao normal, mas com o tempo esses "dias ruins", se tornaram semanas e depois meses até anos.
No começo, como não sabia o que estava acontecendo, projetava este "dia ruim" em alguém, como por exemplo a família. A culpa desse mal que me afligia era devido a algum problema familiar, depois a culpa foi projetada ao trabalho, era culpa do chefe ou dos colegas de trabalho, depois foi a faculdade, culpa dos professores e colegas. Essa é uma fase bem triste da vida, quando você projeta todo o mal de sua vida nos outros, parece que todos estão contra você, as vezes brigamos com as pessoas por causa disso, culpamos, nos vingamos, mas a culpa do meu "dia ruim" não era de nenhum deles, a culpa era exclusivamente minha.
Não quero que entendam por culpa como se eu desejasse a depressão e a ansiedade para mim, não é esse o caso agora, o problema real é que eu já estava em um período inicial de crise, mas não conseguia identificar que eu estava doente, para mim todo mundo estava doente, mas eu não.
Esse é realmente um período muito infeliz, porque até a pessoa assumir, ou se dar conta, que está doente, muito mal já foi feito, geralmente aos mais próximos.
Pois é, aquele "dia ruim" que virou uma "semana ruim" e depois "meses ruins" já bagunçou muito a vida. 

Mas como descobri que estava doente afinal?

Crise! Sim, uma bela duma crise! Fui trabalhar pela manhã e ao meio dia notei algo errado comigo, mas muito errado mesmo! Começou com uma dor de estomago forte, depois o meu coração disparou, fiquei desesperado, não sabia o que fazer, só achava que iria morrer. Falei com o meu chefe e disse que precisava ir para casa, tentei disfarçar que não era nada grave, mas ele viu que era e me liberou naquela tarde.
Cheguei em casa perplexo, não sabia o que fazer, na minha mente era algo como se eu estivesse fugindo de algo terrível, mas não sabia dizer o quê. Eu sentava e me dava vontade de levantar, saia de casa e dava vontade de voltar, dava sono mas não conseguia dormir até que chegou um ponto que meu corpo simplesmente desligou-se, fiquei como um zumbi sentado na frente da televisão. Esses foram alguns sintomas que o meu corpo me mostrou. 

Um verdadeiro inferno mental:

Vou tentar resumir aqui o que passa na mente de uma pessoa com crise de ansiedade, o que eu pensava: 

Morte! Pensamento obsessivo pela morte, total falta de sentido na vida. 
Não via futuro algum, não conseguia fazer nenhum projeto futuro, na verdade o único projeto no futuro era o suicídio, mas não podemos chamar isso de projeto de futuro.
Vontade de abandonar tudo, desde o trabalho, faculdade, família, namorada, amigos etc.
Eu simplesmente não conseguia ver nada pelo lado positivo da vida, parecia até que tinham desligado a parte dos pensamentos positivos do meu cérebro, já o lado negativo era exagerado, tudo era ruim, nada servia, nada daria certo, tudo resultava no meu fim.

O que fazer então, como sair dessa?

Se você se identificou com os "dias ruins", se eles te perseguem por um tempo, se sua vida está virando uma bagunça e todos estão contra você, recomendo que procure ajuda especializada o quanto antes, procure um psicologo, psiquiatra ou o primeiro médico que você encontrar para lhe dar uma orientação.
Depois de todo esse caos físico e mental é que fui procurar ajuda. Fui encaminhado para um psiquiatra por um amigo da minha família e após a identificação do meu mal é que as coisas começaram a andar para a frente novamente. Fazem quase 10 anos que me trato com ele, 
Se eu tivesse procurado orientação profissional já nos primeiros sinais, muita coisa ruim poderia ter sido evitada.

Não é minha pretensão aqui definir a ansiedade e depressão em um simples texto, essa minha história está muito reduzida, existem muitos outros pontos que mostrarei nos próximos textos. Aqui temos apenas um pequeno resumo sobre o meu caso em específico, não me prolonguei para não ficar massante, mas espero que este resumo já ajude você a identificar esses pequenos detalhes da vida e caso você se identifique, por favor busque ajuda, não espere pela crise. 



Mensagem final:

Sim, tudo isso vai passar, não é o fim, é só o início de uma vida nova, por pior que pareça, tudo isso vai passar e você vai ver que a vida vale a pena ser vivida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário