Ajuda, Auto-ajuda, Fé, Foco no Bem, Motivação, Recuperação, Relato, Viver o Bem, Superação, Vivência, Vida, Vontade de Fazer o Certo, A Hora é Agora! Vença a Ansiedade e a Depressão!

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O campo de batalha sou eu

Às vezes a sombra se achega em mim e permanece por dias a fio, sem ter um motivo específico. Só começa a preencher os espaços e vai se espalhando por minha paisagem interna. Por muito tempo cedi à esses momentos tentando me nutrir com algo que me desse prazer físico: sexo, comida, álcool, tabaco... Hoje já me conheço o suficiente para saber que isso só vai levar a cometer excessos e me sentir ainda pior. Estar para baixo cria a necessidade de ter algo bom para sentir, mesmo que seja uma sensação simples e rápida. Mas não é disso que estamos precisando quando estamos assim. Ceder a pequenos prazeres não vai fazer você se sentir melhor.

Hoje, consciente das consequências, cuido para não ser pego de surpresa, procuro estar atento ao que está acontecendo quando as coisas começam a escurecer dentro de mim. Se estiver ligado posso agir logo no começo e minimizar os efeitos. Muitas vezes a tristeza chega aos poucos e vai se mesclando com as outras emoções antes de se instalar de vez, e isso me leva a afundar sem perceber. Quando vejo, já estou no ritmo da depressão, fazendo tudo sem sentir gosto por nada, tendo pensamentos negativos, agindo de forma a sabotar minha própria vida e estragar o andamento dos meus planos. Quando isso acontece é sempre complicado sair e voltar ao normal. O principal é ter paciência e reagir contra a onda de escuridão. Mas não é fácil.

Quando a reação é logo no começo existe a possibilidade de anular o efeito e não deixar que a depressão se instale. Por isso digo que é tão importante estar atento. Sempre que começa a ficar mais difícil dormir, ou acordar, quando as necessidades por prazer e diversão começam ser muito mais frequentes, quando começam os descuidos com a aparência e fica difícil ser pontual. São indícios de que a sombra está chegando e que é preciso estar preparado para reagir.

Cada um desenvolve sua própria forma de lidar com o problema, uma vez que o adversário é o próprio sujeito que precisa reagir. É preciso trabalhar bem o autoconhecimento para saber como lidar com os inimigos dentro de si mesmo. Eu, pessoalmente, gosto de enfrentar da forma mais direta possível. Sempre que percebo a proximidade da sombra reajo de forma bélica contra ela, mostrando que não permitirei que ela assuma o controle. Dizendo não para os pedidos de delícias, tomando banho frio quando bate a preguiça de fazer higiene, meditando quando as preocupações parecem um turbilhão que impede o sono. É claro que não venço todas as batalhas e que muitas vezes não percebo as trevas se acumulando e, quando vejo, já estou envolvido. Mas enfrentar o mal com uma certa raiva na atitude tem sido uma estratégia eficiente para ter uma quantidade razoável de vitórias nessa guerra diária.

Talvez essa tática não funcione com todos. Algumas pessoas podem preferir ignorar a sombra e seguir em frente apesar dela estar ali e assim neutralizar seus efeitos. Eu mesmo recorro a esse modo de enfrentamento às vezes, quando estou cansado demais para brigar. Só não recomendo que a forma de enfrentamento seja a negociação. Não tente ceder em algo para ver se a sensação de tristeza diminui, não faça negócios com a escuridão. Não pense que pode conviver bem com ela ou que é possível obter alguma vantagem em estar pra baixo. Pode parecer estúpido dizer isso mas é um pensamento que pode surgir quando estamos mal. Não negocie seu bem estar, não aceite ceder coisas boas em troca de alívio passageiro.

É preciso ter clareza na ideia de que existe uma guerra acontecendo dentro de você nesse momento. De um lado está a parte produtiva, útil e luminosa da sua alma. Do outro está todo o lixo que o mundo injusto e cruel em que vivemos cria o tempo todo. E o que fortalece um lado ou o outro é sua atitude diante dos estímulos internos. O que você faz com as vontades que sente. É na ação que você move suas peças no tabuleiro de xadrez. É com as palavras ditas, com as ações práticas que você traz para o mundo aquilo que está dentro de você e só existe em suas ideias. Quanto mais ações um lado de você consegue realizar, mais forte ele se torna sobre a realização das vontades. Quanto mais você se cuidar, mais vontade de estar bem terá. Quanto mais palavras agressivas contiver antes de serem ditas, mais gentis serão os seus pensamentos. Quanto mais se exercitar, mais forte vai ficar. E o contrário também é verdadeiro, quanto mais porcarias comer, mais vontade de guloseimas terá. Quanto mais ceder à preguiça, mais desânimo sentirá. Quanto mais egoísta forem suas ações, mais sozinho estará.

Entendendo que estar bem é o resultado de um esforço, fica mais fácil perceber o quanto é importante trabalhar pelo bem-estar. No caso de pessoas como eu, que tem uma grande massa de escuridão habitando o mundo interior, é preciso ter cuidado redobrado com as ações e atitudes. Se permitir um deslize uma única vez, se só nesse final de semana eu topar ficar bêbado em um churrasco, se só dessa vez passar o dia de folga inteiro dormindo ao invés de fazer algo legal, posso estar abrindo a porta para que as trevas comecem a crescer e se acumular nas frestas da minha personalidade. Sem perceber quando elas passarem a controlar mais e mais atitudes nos dias seguintes, até estar imerso em escuridão e ter de começar, de novo, uma escalada para fora do buraco.

A mensagem de hoje é simples: esteja atento a si mesmo, reconheça no próprio comportamento os indícios de que as coisas não vão bem e aja com rapidez para neutralizar, antes de ficar mal. Tenha um plano de ação eficiente. Use os recursos que tiver à mão e que já tenham se revelado eficientes. Leve a sério, não menospreze a saúde mental. Não negligencie a batalha que é travada diariamente dentro de você. Escolha apoiar o lado certo e ajude ele a vencer fazendo boas escolhas, tomando boas decisões, fazendo aquilo que é o certo a se fazer. Pode parecer que não, mas o processo de melhora depende de mais agentes internos do que externos. As coisas que você faz ou deixa de fazer terão mais efeito sobre você do que qualquer remédio ou tratamento. Assumir o controle das próprias ações é o único jeito de vencer.

Esteja lúcido, queira o melhor para si. Reconheça que uma parte de você não quer o seu bem e diga não a ela. Não permita que a sombra assuma o controle da sua vida nem por um segundo sequer. O resultado desse esforço será o seu prêmio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário