Ajuda, Auto-ajuda, Fé, Foco no Bem, Motivação, Recuperação, Relato, Viver o Bem, Superação, Vivência, Vida, Vontade de Fazer o Certo, A Hora é Agora! Vença a Ansiedade e a Depressão!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Season finale



2019 foi um ano cheio de situações onde me foi exigido esforço e resignação. Tanto na vida profissional quanto na pessoal, foi preciso me desdobrar para superar os desafios que surgiram e dependiam unicamente de resistência e persistência. Foram provas e trabalhos na faculdade sobre assuntos que compreendia muito pouco, situações que testaram a paciência e habilidades de lidar com estupidez e imaturidade no trabalho, ameaças constantes de ter minha vida prejudicada por outras pessoas, convívio diário com um ambiente que me é severamente tóxico, medo permanente de ficar mal como já estive no passado. Mas, apesar de tudo, chego aos últimos dias de dezembro deste ano satisfeito por ter superado algumas expectativas e vencido batalhas importantes. No final, por mais difícil que tenha sido, acabou dando tudo certo. Superei mais uma etapa, avancei mais alguns passos em direção ao meu sonho, não pisei fora da linha, não desandei, não tive recaídas da depressão, não tomei decisões burras. Posso dizer que foi um ano pesado, mas que serviu para evoluir.

Este blog marca uma experiência muito importante, no qual pude testar minha capacidade de cumprir objetivos custe o que custar. Eu estabeleci que escreveria aqui uma vez por semana durante seis meses, sempre um texto sobre o que me ocorre nessa batalha diária contra a ansiedade e depressão. E consegui manter a periodicidade religiosamente. Mesmo nos dias e semanas de maior sobrecarga de tarefas e responsabilidades. É bem importante pra mim perceber que sou capaz de cumrir com um compromisso auto imposto desta forma. Desde o primeiro texto, não houve uma semana sequer em que tenha ficado ausente de publicação. Me sinto grato e orgulhoso por ter conseguido isso.

O objetivo deste trabalho é simplesmente o de fazer algo por mim mesmo, motivado por puro desejo sincero, e não por necessidade financeira como os meus outros afazeres. Escrever sempre foi um refúgio pra mim, uma forma de lidar com a vida. Sempre mantive diários e fiz anotações em cadernos e blogs aleatórios. Sempre foi um desejo íntimo meu ter a escrita como uma responsabilidade. E esse blog materializou esse sonho, provando que posso sim construir algo no meio de toda a confusão que é a minha vida. Não preciso esperar que as coisas estejam melhores ou que o cenário seja o ideal. Posso começar agora e cumprir metas que eu mesmo estabeleci. O tema principal, a minha experiência com a depressão, surgiu em uma conversa com um amigo. Imaginei que talvez fosse útil a alguém se compartilhasse o que sinto e penso sendo um paciente depressivo em tratamento. Isso, é claro, além da função terapêutica de exteriorizar pensamentos e estruturar sensações em palavras que me faria muito bem. Já que estou me propondo a escrever semanalmente, nada melhor para servir de tema do que eu mesmo, minha cabeça e minhas percepções. Sou uma fonte abundante de matéria prima para escrever. E apesar de não trabalhar com nenhum tipo de divulgação, é muito satisfatório publicar textos que podem eventualmente chegar até pessoas que precisem do que eles dizem. Talvez seja pretensioso demais da minha parte, mas gostaria realmente que o que escrevi fosse útil para alguém.

Agora cumprida a meta de seis meses de publicações, sinto que preciso pensar em dar um passo adiante e buscar um novo tema. Me aventurar um pouco mais e sair da situação atual de apenas retratar pensamentos que me ocorrem no dia a dia. Preciso de algo mais desafiador. E graças ao cumprimento na íntegra do que me propus a fazer, sinto que essa é uma meta perfeitamente alcançável. Não estou dizendo que abandonarei este blog para sempre, mas creio que o que tenho para contribuir nesse assunto é muito pouco diante da gravidade do tema. Não sou nenhum especialista em doenças mentais, não estudo esse assunto como um buscador. Apenas senti necessidade de compartilhar minha experiência e o fiz da melhor forma que pude. E talvez seja mais útil ainda se eu buscar novos temas para escrever além de falar de mim mesmo.

Agradeço aos leitores que tive nesse meio tempo, e agradeço também aos leitores que visitarão essas páginas no futuro. É por vocês, pelo público, que decidi incluir a escrita entre minhas obrigações. Quero um dia ser capaz de escrever coisas que façam bem às pessoas, que sejam úteis. E mesmo que tenha tentado começar a trilhar esse caminho várias vezes ao longo da vida e sempre parado no meio do processo por um motivo ou outro, é aqui, neste blog sobre depressão, que comecei a encarar esse trabalho como algo que posso fazer sempre, independentemente do que esteja acontecendo na minha vida. Foi aqui que despertei para esse novo trilhar e espero que seja uma semente forte o suficiente para gerar uma grande árvore no futuro.

Obrigado a todos que estiverem lendo isso. Desejo que suas vidas sejam repletas de alegrias e que seus sonhos se realizem. Nos vemos por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário