Ajuda, Auto-ajuda, Fé, Foco no Bem, Motivação, Recuperação, Relato, Viver o Bem, Superação, Vivência, Vida, Vontade de Fazer o Certo, A Hora é Agora! Vença a Ansiedade e a Depressão!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Tratamento


Esse ano tive alguns avanços no meu tratamento. Logo nos primeiros meses de 2019 o psiquiatra reduziu a medicação e me senti confortável com a dose menor. Uma conquista importante para quem deseja um dia não precisar tomar mais remédios de forma contínua. E também, ali pela metade do ano, minha terapeuta reduziu o número de sessões de duas para uma por semana. No auge dos problemas cheguei a ter três sessões semanais de terapia. Agora estou bem melhor e já não é necessário um acompanhamento tão rígido, por isso vi como um passo importante a redução dessa parte do tratamento também.

Lembro que a quatro anos cheguei a pensar que meu estado de perturbação seria permanente, que ficaria louco para sempre. Sem conseguir assistir filmes e séries, nem jogar videogame, certo de ser alvo de uma conspiração que me monitorava nos mínimos detalhes e com uma sensação constante de pavor, como se um grande mal estivesse à minha espreita e a qualquer momento me pegaria dentro de casa. Hoje vejo o quão distante aquela condição mental ficou, após um intenso e disciplinado trabalho profissional de reabilitação. Recentemente tive alguns sintomas físicos de estresse, devido às complicações de final de ano com tarefas muito difíceis e prazos muito curtos, que pareciam uma intoxicação alimentar, queda de cabelos, sono desregulado, entre outras coisas. Mas o tempo todo estive consciente do que estava acontecendo e me mantive firme, resignado, fazendo o que devia apesar dos empecilhos. Nem por um instante pensei ser a loucura voltando a dominar minha mente. Graças a Deus, aquilo é passado. E somente por estar em um estágio mais evoluído da minha relação com a depressão é que pude lidar com tudo que era preciso sem desabar. Sou muito sensível aos altos e baixos emocionais e preciso de um grande suporte para manter o equilíbrio quando as coisas ficam estressantes. Tenho esperança que um dia terei estrutura suficiente para lidar com qualquer coisa sem precisar de tratamentos médicos constantes. A evolução do meu quadro e a redução na rigidez do tratamento corroboram com essa visão. Mas, de momento, sou bastante grato por poder contar essas importantes e eficazes ferramentas de apoio.

Das pessoas que conheço que enfrentam problemas com depressão e ansiedade, quase ninguém faz um tratamento completo como o que eu faço. A grande maioria tem limitações econômicas, não é barato tratar essa doença, e acaba encontrando outras formas de lidar com a situação. Geralmente procurando tratamentos alternativos com ervas, florais, homeopatia e coisas assim. Frequentando algum grupo religioso como centros espíritas e igrejas ou grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos e assemelhados. Isso quando buscam algum tipo de tratamento, porque o mais comum mesmo é compensar as frustrações com drogas. Bebendo e fumando cigarros para os que respeitam a lei, e ingerindo substâncias ilícitas para os mais rebeldes. Eu mesmo já estive nessa posição, de precisar de ajuda mas não ter condições de investir em um tratamento correto. Sei bem como é ter que se virar com o que tem ao alcance para lidar com os transtornos causados pela doença. Por isso me sinto tão privilegiado por poder estar a quatro anos em tratamento completo contínuo, o que mudou minha vida e me possibilitou um despertar que antes seria impossível.

Com exceção da automedicação e uso de drogas em geral, considero que qualquer coisa que se faça para melhorar é um esforço válido. Remédios e substâncias somente podem ser usados com acompanhamento médico, mas o resto das opções que geralmente se encontra para suprir a falta de um tratamento adequado costumam ser bem melhor do que nada. Qualquer esforço para sair da situação ruim em que se encontra pode se reverter em algo bom no longo prazo. O importante é manter o foco e desejar com firmeza melhorar e sair do buraco. Ter paciência e fazer o que tiver ao seu alcance, aceitar as ajudas que surgirem com humildade e fazer o seu melhor.

A vida muda muito. Num momento tudo está ruim e não há perspectiva de futuro. De repente algo acontece que o papel a cumprir muda e tudo melhora, abrindo possibilidades que antes não poderiam nem ser imaginadas. É impossível prever tudo que está por vir em nossa vida e é burrice achar que a situação atual vai se manter para sempre. É tudo instável, frágil, efêmero. Tudo mutável. Basta ter paciência e plantar boas sementes, fazendo as coisas certas, que tudo se encaminha. E buscar melhorar é sempre uma boa escolha, sempre uma coisa certa a se fazer.

Se for possível fazer um bom tratamento com profissionais competentes e medicação eficiente, ótimo. É um privilégio que deve ser aproveitado ao máximo. Certamente os resultados virão bem mais rápido e serão mais duradouros. Se não for possível, é preciso ter paciência. Buscar ter claro para si que o problema é real e requer auxílio externo. E aceitar as boas ajudas que possam surgir, nas portas que se abrem e mãos que se estendem. Caprichar ao máximo na evolução do quadro para conseguir fazer boas escolhas, andar na linha, fazer o certo. E esperar que o tempo se encarregue se mudar o que está ruim e fortalecer o que for bom. Sempre com fé e coragem, trilhando o caminho com resignação enquanto supera as dificuldades e medos que surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário