Ajuda, Auto-ajuda, Fé, Foco no Bem, Motivação, Recuperação, Relato, Viver o Bem, Superação, Vivência, Vida, Vontade de Fazer o Certo, A Hora é Agora! Vença a Ansiedade e a Depressão!

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Como tem andado?


Os dias passam e a rotina parece que está me digerindo: Acordar de manhã, passar o dia no trabalho, estudar a noite, dormir algumas horas e recomeçar o ciclo. É como ser mastigado pelos compromissos diários, deixando muito pouco tempo do dia para poder me dedicar a alguma coisa que eu realmente goste de fazer. E além disso, tem o cansaço físico e mental que destroem qualquer inspiração, mesmo nos momentos de folga, tudo parece tedioso e sem graça.

Passo a semana contando os segundos para chegar o sábado e poder ficar sem fazer nada. Sinto uma preguiça avassaladora. Quando não há compromissos de final de semana, geralmente me programo para fazer coisas para mim mesmo, como ler, escrever, editar podcast, assistir alguma série ou filme. O que nem sempre funciona. O desânimo da semana pesa tanto que na sexta-feira já começo a sentir angústia pela proximidade da segunda-feira. E tanto no sábado quanto no domingo, seguidamente o tempo é preenchido dormindo ou simplesmente imóvel na cama ou sofá, perdido em pensamentos. Enquanto a vida vai passando e nada de novo parece estar sendo construído. Nem as tarefas que programo para satisfação pessoal eu consigo ter ânimo de fazer.

Meu trabalho consiste em suportar. Tenho que suportar os rompantes de iniciativas desordenadas do meu chefe, suportar as consequências de jogar um jogo sujo e perigoso para me manter onde estou, suportar a ingratidão de quem me dedico a ajudar e sempre quer mais, suportar a inveja de quem quer estar no meu lugar, suportar a incerteza quanto ao futuro, suportar o fato de que mesmo que dê muito trabalho todo dia, nada está sendo construído, é tudo fugaz, efêmero e superficial. Grandes batalhas por nada. A tarefa principal é pura e simplesmente resistir aos assédios e pressões esperando o dia acabar e suportar a ideia de ter de passar pela mesma coisa do dia seguinte, e no outro, e no outro.

Para lidar com isso costumo usar a palavra resignação. A discrição que faço da minha situação atual não deve ser lida no sentido de uma mera reclamação ou rabugice. Até porque para muitos pode parecer um monte de white people problem sem noção. Não, não estou chorando de barriga cheia. Sei que ter um emprego bom e estudar antes de serem um peso são, sim, um privilégio. Já estive em situações na vida em que estar onde estou hoje parecia um sonho inalcançável. Sei bem o quanto vale o que eu tenho e sou muito grato ao Eterno por me proporcionar uma vida como a que tenho hoje. Se descrevo os meus dias do ponto de vista mais negativo é porque gostaria de chamar a atenção para o fato de não haver uma vida perfeita sem aborrecimentos. Viver é sofrer, e nada no mundo pode mudar isso. Mesmo um bilionário que pode comprar o que quiser passa por situações desagradáveis, quem dirá uma pessoa que precisa fazer verdadeiras acrobacias com o dinheiro para viver.

Minha vida atualmente tem sido monótona e atarefada na mesma medida, oscilando entre estresse por fazer coisas demais e melancolia por fazer coisas de menos. Resumindo quase todo o tempo que eu teria para o lazer em descansar e dormir. Isso me frustra, apesar da consciência de saber que é melhor agora do que já foi no passado. Me aborrece, deixa triste, mal humorado. E não há nada de errado nisso. O erro seria me entregar a esses sentimentos e não ver nada de bom para dar sabor à vida. Julgar a obra toda por uma parte ruim. Isso não se pode fazer.

Não sei como você tem vivido, mas acredite, se tudo parece ruim o problema pode estar mais em você do que no mundo. Resignação é saber o que precisa ser feito e fazer. É cumprir com o seu compromisso, honrar sua posição. Se minha tarefa nessa altura da vida é suportar o dia a dia corporativo, então vou fazer isso com resignação. Ciente de que tudo é transitório, são fases. E é preciso passar por cada uma dessas fases da melhor forma possível. Faça o que sabe ser o certo, cumpra os prazos, pague as contas, trabalhe bem. Aguente a burrice e a arrogância das pessoas, seja educado, asseado, invista em algo para o futuro. Faça o melhor que puder dentro da sua realidade e não dê bola se o mau humor lhe derrubar. Se as vezes a vida ficar cinza e sem gosto. Não há nada de errado em ficar pra baixo quando as coisas não vão bem. Só não deixe crescer os pensamentos de que tudo que você faz dá errado, que não há sentido em continuar vivendo desse ou daquele jeito. Isso só vai piorar sua situação e aumentar o seu sofrimento. Se estiver resignado, consciente do que deve ser feito, o sofrimento virá mas não terá força para atingir sua alma. Sua vida interior estará a salvo das ondas de azar e das rotinas enfadonhas.

Eu tenho vivido esperando ansiosamente pelas folgas de final de semana e pelas férias. Meus dias são tão chatos que por vezes penso em fazer loucuras como largar tudo e começar um negócio do zero, juntar dinheiro e ficar um tempo sem trabalhar, ir para outro país e tentar construir algo… São ideias válidas? Claro que são. Mas não deixam de ser loucuras para quem tem uma vida razoavelmente estável em meio a um país em grave crise econômica. Penso em fazer grandes viradas, em “largar tudo”, mas não faço isso. E é esse o conselho que eu lhe deixo hoje. Seja resignado no que tem que fazer, aproveite ao máximo as oportunidades que lhe são oferecidas. Não deixe que o sofrimento e a chatice do dia a dia conduza sua vida. Não tome decisões baseado no quando você está de saco cheio de alguma coisa, mas sim no que você quer para si mesmo e para o futuro. A vida é realmente chata boa parte do tempo, ninguém consegue escapar disso. Não existem recursos capazes de tirar uma pessoa desse sistema. Então o que nos sobra é aceitar essa realidade e tentar viver da melhor forma possível. Ache suas válvulas de escape, seja consciente dos seus compromissos e siga em frente, como um soldado cumprindo ordens, como uma engrenagem numa máquina. Mesmo que sua vida pareça não ter sentido, é importante seguir em frente e fazer o que precisa ser feito. O sentido de tudo o que você passa vem com o tempo. Seja paciente e resistente. Seja forte. Suporte. O tempo será seu aliado se você jogar o jogo da vida desse jeito. Tudo faz parte de um estranho e imenso plano de acontecimentos, muitos dos quais não temos poder nenhum para interferir. é impossível saber o que o futuro reserva para cada um de nós. Hoje eu posso dizer que aceito essa realidade e estou preparado para qualquer coisa. Ficarei de pé independente do que me aconteça e farei o que tenho que fazer. Esse espírito vai muito além de mero estímulo motivacional, é antes de tudo um jeito de encarar a vida. Um jeito que tenho posto em prática já faz um tempo e cujos frutos têm sido mais doces do que os que eu colhia no passado.

Espero que você consiga sentir isso também, apesar das agruras da sua vida. E que se alguma forma esse pensamento possa lhe ser útil. Não quero aqui dizer como se deve fazer isso ou aquilo, mas acho válido compartilhar as reflexões sobre o que eu tenho passado. Na esperança de, talvez, ajudar alguém a ver as coisas de um jeito que possibilite melhorar o que não está legal e permanecer firme no que tem de bom.

Como eu tenho andado? Meio a trancos e barrancos. Meio querendo mudar de vida. Meio querendo melhorar. Mas estou tranquilo quanto aos compromissos e esperançoso num futuro que eu mesmo estou plantando, dia após dia fazendo a coisa certa. Subindo um degrau de cada vez de uma escada muito alta, cansado, mas com os olhos fixos na luz que vem do topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário